Projeto de extensão difunde conhecimento sobre ´doenças tropicais´

Equipe
Ascom

A Liga Acadêmica de Doenças Tropicais (LADT) é um projeto de extensão da Faculdade Madre Thaís (FMT-Ilhéus), formado pelas professoras: Rosimeyre Alves, Simone Setúbal e pelos discentes: Andressa Oliveira, Ayumi Ikuta, Brenno Ryan, Carol Souza, Emilly Vilas, Laiana Araújo, Matheus Nogueira e Nívea Martins. O principal objetivo promover a capacitação dos alunos a respeito das doenças classificadas como tropicais, através de grupo de estudos, realização de pesquisas, palestras e eventos de conscientização a comunidade em geral.

Com este objetivo foram desenvolvidas duas edições do "LADT nas escolas" um evento de conscientização a alunos do ensino médio sobre doenças tropicais tais como Influenza, IST e Dengue. Nas atividades foram apresentadas aos estudantes do terceiro ano do colégio estadual Eduardo Catalão, além das palestras, questionários que serviram de base para um trabalho científico denominado "Efeito de ação educativa participativa no conhecimento de alunos do ensino médio sobre Influenza", que foi apresentado no IV encontro de biomedicina do sul da Bahia, recebendo a menção honrosa, na Universidade Estadual de Santa Cruz.

A Liga também apresentou o "Conscientiza LADT" ao CEEP de biotecnologia e saúde, na qual os alunos, daquela escola, conheceram algumas doenças tropicais causadas por protozoários, vermes e vírus.

No mês de outubro a Liga Acadêmica promoveu uma palestra beneficente sobre "Anemias hemolíticas e o diagnóstico diferencial" ministrada por Edson do Carmo Santos, e também sobre a "Dinâmica das Doenças Infecciosas" por Uener Ribeiro dos Santos no auditório Cid Gesteira, da Faculdade Madre Thaís.

Durante o Seminário Integrador, que será realizado em novembro, na FMT-Ilhéus serão apresentados e expostos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Projeto.